domingo, 6 de fevereiro de 2011

Kubica vai precisar de um ano para recuperar a funcionalidade da mão






O piloto polonês Robert Kubica, que foi operado depois de sofrer um grave acidente quando disputava uma prova de rali neste domingo, precisará de cerca de um ano para recuperar a plena fucnionalidade da mão direita. A informação foi divulgada pelos médicos que operaram o piloto, no hospital Corona de Pietra Ligure, nas proximidades de Gênoa, na Itália.
Os médicos voltaram a afirmar que Kubica não corre o risco de ter a mão amputada, mas ele terá de passar por outras cirurgias para se recuperar completamente.

O piloto deverá permanecer por mais cinco dias no hospital, onde passará por cuidados intensivos. Ele sofreu várias fraturas do lado direito do seu corpo: perna, braço e mão.

"Foi um processo muito complicado, e havia o risco de ele perder a mão", afirmou o professor Igor Rossello, especialista em mãos. "Precisamos de mais alguns dias para compreender toda a extensão da lesão, mas deve se recuperar rapidamente e ter a plena utilização da sua mão dentro de um ano", completou.

Kubica, que ficou preso dentro do veículo, foi resgatado pelos bombeiros e transferido de helicóptero ao hospital em Gênova, dada a gravidade do acidente, informou em comunicado a escuderia Renault Lotus, à qual pertence Kubica. O copiloto Jacub Gerber conseguiu sair ileso do veículo

Sobre o acidente:
O piloto polonês de Fórmula 1 Robert Kubica sofreu neste domingo um grave acidente durante uma prova de rali "Ronde di Andora", realizado perto de Gênova, no norte da Itália. Conforme a imprensa, o piloto polonês conduzia um Skoda Fabia que saiu da estrada e bateu no muro de uma igreja. O piloto foi transferido para um hospital em Gênova e está consciente, mas apresenta quadro de politraumatismo e pode até perder uma mão. A escuderia Lotus Renault divulgou um comunicado informando que o polonês sofreu diversas fraturas na parte direita do corpo: mão, perna e braço.

O acidente ocorreu durante os testes do segundo rali "Ronde di Andora-Memorial Roberto Melotto", quando Kubica estava dirigindo em direção à saída. Com a participação de 115 pilotos, o rali foi suspenso momentaneamente para permitir a retirada do automóvel.

Kubica, primeiro piloto da escuderia Renault, muito provavelmente ficará de fora do início da temporada da categoria no próximo dia 13 de março, no Bahrein. Com isso, o terceiro piloto Bruno Senna deve entrar no seu lugar.O piloto brasileiro Rubens Barrichello foi um dos primeiros colegas a comentar o acidente de Kubica. "Galera...queria pedir aqui um pensamento super positivo para o Kubica, que está agora na mesa de operação. Ele é muito do bem e merece o melhor", disse Rubinho via Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário