terça-feira, 4 de maio de 2010
MAVERICK V8
O Carro
Que brasileiro gosta de motor V8 não é nenhuma novidade, principalmente que, na década de 70 haviam apenas três carros nacionais equipados com este tipo de motor, eram eles: Maverick e Galaxie da Ford, e o Dodge da Chrysler. Entre eles o mais moderno, pelo menos em idade cronológica foi o Maverick.
:: Motor Canadense
Durante o lançamento do Maverick no Brasil, um dos modelos a surgir no mercado, e talvez o mais cobiçado foi o Maverick V8, um carro totalmente esportivo, desde seu acabamento interno, motor, faixas laterais e outros acessórios. Porém para a Ford, havia um dilema, lançar o Maverick o quanto antes de uma maneira que atendesse as condições atuais da empresa no Brasil, ou seja, conforme a estrutura da empresa na época não havia como se produzir toda a linha mecânica dos carros dentre outros. Daí então para o Maverick V8, a única maneira seria exportar esse motor de uma das Fábricas dos Estados Unidos, México ou Canadá. A partir dessa medida adotada pela Ford, surgiu o termo "Canadense", dado para o motor V8 aplicado no Maverick no Brasil.
Tratava-se do lendário 302-V8, ou seja, 302 polegadas cúbicas, que correspondem a exatamente 4.948,89cc que rendem ao carro 199cv de potência máxima.
Só lembrando que o projeto desse motor é de 1968 que começou em 1962 com o motor 221, passou para 260, foi transformado em 289 em 1963, e finalmente no referido ano de 68 em 302.
Assim, quando feito o lançamento oficial do Maverick no Brasil, em maio de 1973 a preferência do consumidor logo recaiu sobre os modelos equipados com motor V8, adotado no modelo GT, ou como opcional nos modelos Super Luxo e Super. Os modelos equipados com o motor V8, tinham um excelente desempenho, e aceleravam de 0 a 100km/h em menos de 12 segundos, chegando aos 190km/h com um consumo médio de 6km/litro, segundo o fabricante. Ninguém reclamava do motor V8 importado. O problema estava sendo o restante do conjunto mecânico do carro, sub-dimensionado para este tipo de motor, faltavam freios, suspensão, sistema de arrefecimento dentre outros, porém para os "ousados" que tentaram domar esta fera, de nada se queixaram, pois um carro com tantos opcionais, aerodinâmica melhor que seu concorrente nacional, potência superior a muitos carros de sua categoria e muitos outros pontos positivos.
Em seu lançamento o Maverick GT, não oferecia tantos opcionais como o norte americano, apesar da motorização e das faixas pretas, o comprador poderia escolher entre pintura metálica e direção assistida, mesmo assim este grande esportivo saída de fábrica com quase a mesma quantidade de cromados como nas demais versões. Porém haviam atrativos que o diferenciavam e faziam com que este modelo se sobressaísse, como em seu interior, com bancos em couro, volante de três raios bancos individuais, conta-giros sobre a coluna de direção, faróis auxiliares e alavanca de câmbio no assoalho
Espeficições Gerais do Motor V8
Deslocamento: 4950 cc
Taxa de compressão 7,8:1
Potência máxima: 198 cv a 4600 rpm
Torque máximo: 39,5 mkgf a 2400 rpm
Ordem de ignição : 1-5-4-2-6-3-7-8
Diâmetros dos cilindros: 4" (101,60mm)
Curso dos êmbolos: 3" (76,20mm)
Avanço inicial da ignição: (vácuo desconectado) 4º APMS
Rotação de marcha lenta: 600 rpm
Folga das válvulas (tucho hidráulico) 2,29 - 3,56 mm
Cabeçote
Ângulo das sedes das válvulas de admissão e escapamento: 45º
Volume da câmara de combustão: 56,7 - 59,7 cc
Diâmetro interno das guias de válvula - STD (admissão e escapamento): 8,72 - 8,75mm
Largura das sedes de válvulas (admissão e escapamento): 1,52 - 2,03 mm
Excentricidade máxima das sedes: 0,04 mm
Carburador
Marca: Motorcraft
Tipo: descendente duplo
Difusores principais 27,5 mm
Difusores secundários 13,5 mm
Gargulante principal 48
Gargulante de marcha lenta: 0,85 mm
Gargulante de aceleração rápida 26
Ignição
Distribuidor:
Avanço centrífugo: 6 a 8 1/2º
Avanço a vácuo 2 1/4º a 4º
Abertura do platinado: 0,356 - 0,406 mm
Velas: Motorcraft B-AF42
Folgas dos eletrodos: 0,711 - 0,813 mm
Sistema de Arrefecimento
Bomba d`água centrífuga
Pressão de abertura de válvulas da tampa do radiador: 2 a 26 lbs
Válvula Termostatica - inicio de abertura 69 a 73 º
Bomba de Óleo
Pressão do óleo a 2000 rpm do motor (à temperatura normal de funcionamento): 25 - 60 lbs/pol2
Tensão da mola de alívio (a 43,281 mm): 11,15 - 11,75 lbs
Folga radial entre rotor externo e carcaça: 0,152 - 0,033 mm
Folga longitudinal do conjunto de rotores: 0,028 - 0,104 mm
Folga entre o eixo e o corpo da bomba: 0,281 - 0,0737 mm
Folga entre o êmbolo da válvula de alívio e o corpo da bomba: 0,04 - 0,07
Válvula de Admissão e Escapamento
Folga nas hastes nas guias (admissão): 0,0254 a 0,6858 mm
Folga nas hastes nas guias (escapamento): 0,0381 a 0,08128 mm
Comprimento das molas: 49,276 mm
Pressão mínima da mola: 68 lbs
Pressão máxima da mola: 84 lbs
Pressão mínima da mola 171 lbs
Pressão máxima da mola: 210 lbs
Virabrequim
Diâmetro dos moentes dos mancais principais: 57,104 a 57,125 mm
Excenuidade máxima: 0,050 mm
Ovalização dos moentes das bielas: 0,010 mm
Árvore do Comando de Válvulas
Alçamento do ressalto de admissão: 5,85 mm
Alçamento do ressalto de escapamento: 6,03 mm
Folga longitudinal da árvore (limite de desgaste) : 0,18 mm
Excentricidade máxima da árvore: 0,20 mm
Flexão da corrente: 12,7 mm
:: Ficha Técnica - Maverick V8 302
Motor:
Disposição em "V", 90 graus com a seguinte cilindrada: 4.950cc
Diâmetro x Curso: 101,6mm x 76,2mm
Potência Máxima: 199cv a 4.600rpm
Torque Máximo: 39,5mkgf a 2.400 rpm
Taxa de Compressão: 7,8:1
Alimentação:
Um carburador de corpo duplo tipo Weber 44
Embreagem:
Monodisco a seco
Transmissão:
3 marchas a frente (alavanca na coluna de direção)
4 marchas a frente (alavanca no assoalho)
3 marchas automáticas (alavanca na coluna)
Direção:
Mecânica, tipo setor e rosca sem fims com esferas recirculares
Suspensão:
Dianteira independente com molas espirais.
Traseira semi-elíptica com eixo rígido
Freios:
Dianteiro tambor e traseiro tambor ou Dianteiro disco e traseiro tambor, conforme ano de fabricação.
Pneus e Rodas:
5,5" e 6", pneus 195 radial, 14, opcional F70/14 ou convencional 6,95/14
Sistema Elétrico:
12 volts com alternador - sistema convencional.
Dimensões:
Entre eixos: 2,62m (2 portas) e 2,79m (4 portas)
Largura: 1,79m
Comprimento: 4,59m (2 portas) e 4,77m (4 portas)
Altura: 1,35m (2 portas) e 1,37m (4 portas)
Capacidade:
Tanque de combustível: 64 litros
Arrefecimento: 11,8 litros
Óleo do Motor: 4,7 litros
Câmbio: 2 litros (3 velocidades), 2,4 l (4 velocidades) e 8,4 l (Automático)
Diferencial: 1,7 litros
Peso:
1.400kg (conforme fabricante)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
você tem a medida da biela deste motor? rafagleandro@yahoo.com.br
ResponderExcluireu venderia a mae pra ter um desse...hihihih chego lá
ResponderExcluirtop..pena que meu sogro faleceu em um acidente com um desse ..
ResponderExcluirtrabalho na wurth do Brasil, empresa de peças de fixação e químicos como aditivo de radiador, desengripantes, óleo para motor, aditivo para combustivel e etc.
ResponderExcluirObs: são todos produtos originais Ford.
21 88212107 jeferson
abraços
affz
ResponderExcluirCom este carro fazíamos do trevo de Jundiaí a Campinas em 7 minutos ou seja do Km 58 ao Km 92 da Rodovia Anhanguera nessa época era dimais.
ResponderExcluirO VOLANTE DE 3 RAIOS MENCIONADO NÃO SAIU NO ANO DE LANÇAMENTO, SAIU SOMENTE NO ANO DE 1977 NO MODELO GT FAS 2, SÓ PRA LEMBRAR O AUTOR .
ResponderExcluirSenhores, sou apaixonado por Maverick. Penso iniciar uma peregrinação e localizar um para comprar. Descobri um, mas ainda é incerto o desejo do proprietário de vendê-lo. Quem sabe se formos justos um com o outro o negócio seja feito. Pois bem: ano 1975, com motor OK, 302, V8, cambio de assoalho, sendo que lataria, estofamento e mecânica geral (freios, caixa e suspensão) precisa ser revisada. Qual o preço justo?
ResponderExcluir