quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Chevrolet Camaro, bom de custo/cavalo, agrada mesmo pisando leve
Texto Fonte de:
CLAUDIO DE SOUZA
Editor de UOL Carros
A bordo de qualquer carro que esconda sob o capô uns 250 cavalos e torque com pelo menos um "3" na dezena, sempre nos perguntamos: para quê? Principalmente quando estamos presos num congestionamento ou parados num farol atrás de uma Towner de dogueiro ou de um caminhão leva-caçamba. No anúncio do Ford Focus (de meros 145 cv, diga-se), a resposta é: uma hora o trânsito anda. Mas isso não é suficiente em casos como o do Chevrolet Camaro.
Com 406 cv e 56,7 kgfm, o renovado muscle car da marca norte-americana não veio ao mundo para ficar quieto. Nem no Brasil. Com um preço razoável para o padrão dos esportivos importados vendidos aqui, de R$ 185 mil, o enorme cupê de 4,83 metros, que chega somente na versão top SS, tem tudo para ser um sucesso de vendas entre quem procura um carro forte e, ao mesmo tempo, inconfundível -- mesmo que sejam raras as chances de explorar tanto poder (ao menos dentro da lei). De novembro de 2010 ao final de janeiro, foram 544 emplacamentos no país, segundo dados da assessoria da General Motors.
Sobre o estilo, o quadro que acompanha esta reportagem traz algumas reações que UOL Carros percebeu a bordo do modelo nas ruas de São Paulo. Quanto à questão do "para quê?", são três as melhores respostas: 1) O Camaro, como dissemos, jamais passará despercebido; 2) A relação custo/potência é absurdamente favorável a ele; e 3) O Camaro é um carro gostoso de guiar mesmo dentro dos limites de velocidade e das regras de civilidade no trânsito.
EXPLICANDO
Por partes: considere, por exemplo, os carros esportivos oferecidos pelas três marcas alemãs premium com a assinatura de suas divisões de preparação. Quem conhece sabe que, sob o capô de um carro assinado S (da Audi), M (da BMW) ou AMG (Mercedes-Benz), encontra-se o estado-da-arte da tecnologia e da mecânica automotivas de performance. Sabe também que o proprietário tem bala na agulha. Mas visualmente esses carros diferem de suas versões "civis" apenas em detalhes que quase ninguém nota. Um exemplo imediato é o Mercedes CLS 63 AMG, apresentado esta semana pela marca. Já o Camaro é reconhecido sempre, e a excentricidade automotiva (quase lúdica) de seu dono também. Como ainda pouca gente sabe seu preço, o sujeito passa por magnata.
Aproveitemos de novo o lançamento da Mercedes para tocar no segundo ponto. A cada cavalo de potência entregue pelo V8 de 6,2 litros do Chevrolet, seu proprietário desembolsará R$ 455; já um comprador do CLS 63 AMG pagará R$ 841 por cavalo -- quase o dobro. ATENÇÃO: não estamos entrando no mérito qualitativo. Chevrolet é Chevrolet, Mercedes é Mercedes.
Por fim, a dirigibilidade. Apesar de ter cara de mau, músculos de sobra e respeitáveis potência e torques despejados nas rodas traseiras, o Camaro se comporta bem em situações de trânsito urbano, de ladeiras a avenidas, de ruazinhas a vias rápidas em que a velocidade máxima é de 90 km/h -- preferecialmente com cobertura no mínimo razoável.
Verdade que o modelo é ajustado para a briga, com suspensão firme, pneus baixos e volante praticamente em 3D, mas sempre é possível encontrar uma tocada adaptada e agradável; o conjunto absorve bem os impactos do solo (embora passar num mero olho-de-gato já produza uma batida seca e metálica nas rodas) e, quando o pé direito sossega, o V8 ronrona em vez de rosnar -- em certos momentos é porque quatro dos oito cilindros estão desligados, como medida de economia em velocidades baixas.
O câmbio automático de seis marchas, com opção de trocas sequenciais em botões (e não aletas) atrás do volante, é o melhor que jamais vimos num Chevrolet, e ajuda a conduzir o Camaro tanto na boa como na porrada -- no caso de arrancadas e retomadas mais críticas, principalmente em estradas. O escalonamento é adequado e as trocas são pouco sentidas nas ascensões; quando o sistema reduz pode haver algum tranco, mas é bacana sentir o carro quase reclamando por ter de parar.
VAMOS DAR UMA VOLTA?
Como percebemos no lançamento, o Camaro apresenta tendência ao sobresterço (saída de traseira), mas no ambiente controlado da pista de testes da General Motors nos escapou o quanto essa tendência é forte. Numa curva de 90 graus, entrando numa avenida da zona oeste de São Paulo, simplesmente quase rodamos o Camaro. Ele tem controle de estabilidade eletrônico, que aliás sempre esteve ativado -- mas nesse caso o que evitou um acidente foi o braço mesmo. Foi a única vez em que a fera mostrou que estava cansada de andar na coleira.
Quem vai a bordo do Camaro vai bem, desde que em casal/dupla. O banco traseiro só serve para crianças ou para adultos até 1,55 metro de altura. Os instrumentos abusam dos olhos ao misturar iluminação azul e vermelha -- foi um dos poucos carros em que usamos o dimmer para reduzir sua intensidade --, mas têm um gostinho retrô, até mesmo na disposição de quatro relógios no console (temperatura do óleo e carga da bateria entre eles) e no já citado volante com raios em ângulo, que recoloca o motorista num ponto distante do século passado. O ar-condicionado é manual (ar digital é frescura, talvez) e a alavanca do freio de estacionamento, quando acionada, é um dos mais explícitos símbolos fálicos de todos os tempos. Tudo pela virilidade!
Devido à carroceria baixa e ao envidraçamento reduzido, a visibilidade do Camaro não é mesmo das melhores, e por isso o head-up display, dispositivo que projeta dados de velocidade, giros e marcha em uso no parabrisa, é uma necessidade em vez de um luxo, pois ajuda o motorista a manter os olhos fixos adiante de si. O ruído na cabine pode ser alto quando o Camaro rola sobre pista de concreto (como no Rodoanel de São Paulo) e a velocidades mais perto da irresponsabilidade que do juízo -- no caso, devido ao impacto do vento na carroceria e à aspereza do piso em contato com pneus baixíssimos.
Curiosamente, a GM trabalhou tão bem o isolamento acústico para o motor V8 que este não causa espécie a quem viaja dentro do Camaro. Quem esteve de fora -- e gosta de carro -- relatou um agradável rugido quando pressionamos o acelerador. No caso do modelo, essa opinião é tão importante quanto a do dono.
Por fim, a nota triste: ao longo dos quase 500 km de uso em nosso test-drive, o Camaro cravou média de 4,95 km/litro. Considerando que a GM recomenda o uso de gasolina premium, a conta sempre será salgada. É o preço de ser diferente.
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Tesãoooooo!!!!!!!
ResponderExcluirQue Gostoso.........
ResponderExcluirQuero um desses pra mim!!! :)
ResponderExcluirEEEU QUERO!
ResponderExcluirQue lindo adorei esse carro...
ResponderExcluirum típico modelo que nos deixa com vontade de
ResponderExcluirvender todos os bens só pra ter uma belezinha dessas na garagem...
Lindo de mais essa máquia!!
gosto e gosto, existem carros que custam bem mais que ele mais so ele me chamou atenção. ele e o carro!!!!!!!!!!
ResponderExcluirgostoso soo eu meu nome e renato numero 88127922
ResponderExcluirai renado . se tão gostozo vai tomar no rabo tá . ai você sabe quanto é gsotoso e todo negão que te foi tambem fica sabendo como seu é...
ResponderExcluirsinceramente ja tinha um tesao e ja tava pesquisando pra ver se me compensava trocar o meu mazda rx8 mais agora com todos elogios sobre essa maquina incrivel com certeza e minha proxima aquisiçao fora que o custo beneficio e bem melhor
ResponderExcluirmuito obrigado pelas dicas
maravilhoso vou comprar um
ResponderExcluirquero um desse...
ResponderExcluirvcs se lembram da super poi e ele voltou,trasformado no CAMARRO!!!!
ResponderExcluirVcs se lembram da SUPER MAQUINA,seriado de 1995,pois e ele voltou,transformado no CAMARRO!!!
ResponderExcluirPUTA MERDA QUERO VER OS AZULZINHOS ME MULTAR COM ESSA MAQUINA
ResponderExcluirdelicia delicia assim vc me mata a se eu te pego
ResponderExcluireu tenho um!!!!!!!!rs
ResponderExcluirtbm
ResponderExcluirnão vai demorar pra eu compra o meu desse aii
ResponderExcluirse eu ganhar na mega sena vou comprar 2!!!!!!
ResponderExcluiresse carro e foda de mais vou trabalhar pra ter um desse.
ResponderExcluirCamaro Muito foda .. Vou ter um desse !!
ResponderExcluirSenhoras e Senhores
ResponderExcluirFarei cinquenta anos em 2016. Darei-me um carro desse de presente. Trata-se de um carro, robusto, elegante e sedutor.
Belloti - Brasíla
Muito bonito, mais prefiro um monster truk´s...
ResponderExcluirbom de mas.
ResponderExcluiruuuuummmmmmmmm só isso e quando apareçer uma garota playboy em cima do carro vc ia falar muita coisa né,né?
ExcluirNão é a toa que escolheram essa fera, para participar do filme Transformers! Realmente é tem que ser aplaudido em pé. Parabéns GM por nos proporcionar pelo menos, a chance de ver uma máquina dessas.
ResponderExcluir...meuu Tiio tem um desse
ResponderExcluireu tenho um deses imveja
ResponderExcluirtenção
ResponderExcluiracabei d ver um desse aki em Maruim-Se
quem diria hen?queria ter 1 desses , kkk quem garante que eu vou ter esse dinheiro todo ahaia ahaia.
ResponderExcluirguem diria camaro uma maquina,mulher pegava era de balde!!
ResponderExcluirgente vcs conhecem camaro amarelo vcs sao um bando de burros kkkkkkk esse carro e o camaro agora estou pasando de camaro amarelooooo´´
ResponderExcluireu de tanto da o cu consegui um desse
ResponderExcluirnossaa!!! eo carro ou melhor viche maria do ceu nem o diabo compra mas eu sim
ResponderExcluircarro de pobre que quer aparecer
ResponderExcluirvcs sao pobres komo ew e c deus nao kizeer vcs nunka vao ter essa nave.. kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirja ki é pra falar d carro pesquisa sobre a ferrari 458 italia...
vo é anda de busão !
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