segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1º Gol Placa Preta do Brasil











O clássico 1980 das fotos foi o primeiro exemplar a receber a honraria no país. Ele foi reemplacado simbolicamente pela Volkswagen do Brasil durante o Gol Fest, evento realizado em São Paulo no último mês de abril.
Arnaldo é o proprietário do primeiro Gol a receber a Placa preta. ele é o terceiro dono, em uma entrevista ele contou que “Duas irmãs comprarm o veiculo zero-quilômetro e venderam para um conhecido em 2003, com 52.000 km. Esse, por sua vez, tinha um monte de carros e guardou-o em um galpão”, conta.

“O mais curioso é que ele se esqueceu do carro, tanto que quando comprei ele estava com os documentos atrasados e recibo de compra e venda com firma reconhecida em 2003, mas ainda em nome das irmãs”, ressalta. “Ele nunca usou e, como em 2008 começou a vender os automóveis, acabou levando o Gol ao sambódromo. Um amigo meu adquiriu o carro e, na manhã seguinte, nos encontramos e eu não pensei duas vezes, comprei na hora”, revela.

O passo seguinte foi a restauração. Como o estado geral era bom, o trabalho levou apenas duas semanas. “Dei apenas um banho de tinta, ele estava com cinco pneus originais, troquei 4 discos de freio, amortecedores, velas, cabos de vela, platinado, tampa do distribuidor, borracha do vidro dianteiro, e pára-choque traseiro”, diz.

O exemplar tem as chaves originais, manual e o mais interessante: o material de divulgação de imprensa na época do lançamento. “Rodei cerca de 20.000 km e já fui à maioria dos encontros do interior com ele”, conta. “Depois de um tempo coloquei um anúncio de venda na loja de um amigo, a Volkswagen surgiu no meu caminho e tudo isso que você pôde observar aconteceu”, diz.

Arnaldo, inclusive, já vendeu o carro para a própria montadora, que pretende deixá-lo em exposição permanente no museu da marca.

Como funciona a placa preta

Não basta pintar de preto a placa de um carro – o que aliás é proibido – para que ele se torne um carro de placa preta. Exclusividade de carros com mais de 30 anos, a placa preta atesta alto índice de originalidade. Veículos com placa preta são considerados de valor histórico.

Para ter direito à placa preta um carro (ou moto, ou caminhão) precisa passar pela inspeção de algum clube de veículos antigos credenciado pelo Denatran. Na avaliação entram itens como motor, transmissão, suspensão, freios e parte elétrica, além de pintura, rodas, pneus e interior do veículo, incluindo forração e painel.
O carro perde pontos se os itens avaliados estiverem avariados ou desgastados ou se não forem originais do carro. Depois que ganha o direito de usar a placa preta o veículo não pode ser modificado, sob pena de perder o certificado. Cabe ao clube que fez a avaliação zelar para que o carro se mantenha original, mas a lei não explica de que maneira isso deve ser feito.

O custo para obter a placa preta varia de um clube para outro, e a avaliação feita no veículo também.

Vantagens da placa preta
Uma das razões para donos de veículos antigos quererem a placa preta é a quase certa valorização que ela proporciona – porque um carro ou moto original tende a ser mais caro que um modificado. A placa preta também livra o veículo de inspeções veiculares (que vão ser obrigatórias para todos os carros nos próximos anos). E também há um pouco de vaidade – a placa preta prova que o proprietário do veículo soube mantê-lo da forma devida

Carros com placa preta não precisam oferecer equipamentos (como cintos de segurança, luz de ré, espelhos e piscas) que não sejam originais do carro, mesmo que sejam obrigatórios atualmente.



Fontes de Pesquisa: Site Garagem do Bellote


http://www.garagemdobellote.com.br/2010/05/gol-l-1-placa-preta.html

http://carros.hsw.uol.com.br/placa-preta3.htm

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