quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Dicas de como sobreviver no Transito Brasileiro

Orientação
Saiba como sobreviver no trânsito brasileiro



Postura correta do condutor e boa manutenção dos itens de segurança do veículo ajudam a realizar manobras de emergência
com sucesso


Publicado em 13/10/2010 | Carlos Coelho - Gazeta do Povo


Você sabe qual é a posição correta das mãos ao segurar o volante? E como proceder em uma situação que exija freada
brusca? Todos os anos, as autoescolas brasileiras formam milhões de novos condutores, mas que nem sempre estão
preparados para reagir a situações emergenciais. O resultado disso é mais do que uma guerra: 35 mil mortes por ano nas
estradas do país – sobretudo de jovens motoristas, entre 18 e 25, que são responsáveis por 70% delas.

É para tentar reduzir esses números alarmantes que a Fiat realiza em algumas capitais brasileiras um curso chamado Test
Drive Direção Segura, que passou por Curitiba no fim de setembro. Feito com aulas práticas ministradas por grandes nomes
do rali nacional, como Cacá Clauset e Ricardo Dilser, o treinamento aborda temas como tecnologia de segurança em
automóveis, postura básica para uma boa direção e reações de carro e condutor em situações críticas.


De acordo com Ricardo Dilser, a postura e a técnica de quem dirige são os primeiros passos a serem avaliados. Pilotar
com ambas as mãos no volante não é novidade alguma. Porém, existe uma posição correta para isso. “Para ter total domínio
da direção, as mãos devem ficar na posição 9h15, com os braços paralelos nas laterais do volante. Muita gente cria um
estilo quase particular de dirigir, o que é completamente errado”, diz. Portanto, deve-se eliminar vícios comuns como
apoiar as mãos no lado interno dos aros ou na parte superior do volante.


No momento da curva, mais novidades: não se deve inverter os braços ou mudar a posição das mãos em relação ao volante.
“O jeito certo de se fazer é o que chamamos ‘ordenha da vaca’. Em vez de colocar a mão no lado interno do aro, gira-se o
volante por fora, para evitar que os braços se cruzem e travem o movimento”, orienta.


Tão importante quanto a posição das mãos, está a colocação do motorista em relação aos pedais e volante. O piloto ensina
que é necessário ficar a uma distância adequada para conseguir realizar manobras de emergência. “Os pés devem ser
capazes de alcançar até o fim dos pedais, para caso seja necessário uma freada emergencial, que exige força nos pés. Os
braços devem ficar flexionados, pois isso dará mais mobilidade em curvas e desvios, destaca Dilser. Segundo ele,
acostumar-se com este novo modo de dirigir pode parecer difícil no começo, mas com uma semana de prática se torna
natural.


Equipamento


Na visão de um dos coordenadores do curso, o piloto Cacá Clauset, que já disputou competições como o Paris-Dakar, “não
há como se falar em direção segura sem ter um veículo em boas condições”. E neste quesito, os freios têm um papel
fundamental. “O sistema ABS é o que permite a maior segurança”, aponta. Em um dos testes do curso de Direção Segura, os
pilotos freiam com e sem o sistema ativado em uma lona molhada (condição em que ocorre aquaplanagem). “A diferença é
gritante. Com o ABS, o carro tem a estabilidade para parar. Sem ele, os acidentes são praticamente inevitáveis.”


O instrutor destaca outros itens primordiais de segurança, que precisam estar em perfeito funcionamento, como cinto de
segurança e air bags. “Algo que as pessoas não atentam é que esses itens são feitos para serem usados apenas uma vez.
Após um acidente, eles devem ser trocados. Principalmente quem compra carro usado precisa ter a consciência disso”,
alerta. O piloto informa que os air bags têm data de validade de dez anos. “Isso é algo a se preocupar. No Brasil não há
o costume de fazer a substituição após este período, já que isso seria muito caro.”


Os pneus também têm função protagonista na segurança, explica Ricardo Dilser. “Eles precisam estar conservados. Não
adianta ter um bom sistema de frenagem e estar com o carro em dia se os pneus estiverem carecas.”

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Volks surpreende com o novo Passat e a nova Saveiro Rocket

A Volkswagen surpreendeu e já trouxe a nova geração do Passat para o Salão de São Paulo. O carro, lançado em Paris no mês passado, estarà à venda no Brasil somente no ano que vem, mas terá motor de 2,0 litros turbo com 210 cv, controlador de velocidade adaptativo e sistema de detecção de fadiga.

Com os mesmos equipamentos está o novo Touareg, que também terá uma versão híbrida. O utilitário esportivo tem motor a gasolina de 3,6 litros V6 e um elétrico que pode mover o carro até 50 km/h. A potência conjunta dos dois motores chega a 380 cv.

O novo Jetta também só chega ao mercado no ano que vem e ainda não tem os preços divulgados. Mas já se sabe que ele terá o motor de 2,0 litros turbo com 200 cv acomplado à caixa DSG, automatizada de seis velocidades e embreagem dupla.

Outra novidade já anunciada é a Amarok com cabine simples, mas que também só estará à venda em 2011. O motor a diesel de 2,0 litros terá duas opções, uma de 112 cv, inédita, e outra de 163 cv, já adotada na Amarok cabine dupla.



Volks surpreende com o novo Passat



Foguete 1.4 turbo (Saveiro Rocket)

Um destaque do estande da Volkswagen será a Saveiro Rocket, um conceito que dá ares de cupê à picape, graças ao santantonio que dá um desenho diferenciado à cabine estendida da picape. A caçamba é coberta com uma tampa rígida.

O que a picape conceito antecipa, no entanto, é o motor de 1,4 litro turbo, até então inédito na linha. Um propulsor do tipo pode ser adotado em uma possível versão esportiva do Gol ou até da própria Saveiro.








quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Capacetes F1

Foram eleitos os 20 mais bonitos capacetes da F1 de todos os tempos...

O meu preferido é claro que é o do Senna...!!!!!

vejam todos os capacetes abaixo.






















segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carros mais bizarros da história da F1

Site elege carros mais bizarros da história da F1 Confira:
















Fonte:

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/2010/fotos/0,,OI138018-EI14633,00-Site+elege+carros+mais+bizarros+da+historia+da+F+confira.html