quarta-feira, 28 de julho de 2010
Carros anfíbios na França
Até o dia 31 de julho, acontece na França o Amphib 2010, um festival internacional de carros anfíbios, que podem andar tanto em terra firme quanto na água. Este ano, são 50 veículos participantes, vindos de 12 países. O evento começou no domingo (25), e é organizado pela Associação AVA France (Association des Véhicules Amphibies de France).
Os carros navegarão em canais da Bretanha, próximo à cidade de Redon, onde fica o campo de base, em Peillac. É a segunda vez que o evento é realizado na região. No dia 27, os participantes se reunirão para uma refeição festiva e no último dia haverá um banquete para todos os “anfíbios”.
Confira mais fotos no site abaixo:
http://noticias.uol.com.br/album/carroanfibio_album.jhtm
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Encontro de Motos Clássicas
O Encontro Moto e Cia Classic é um sucesso a cada ano !
O 7º Encontro Moto e Cia Classic aconteceu em São Paulo no último dia 04 de julho. Com a proposta de reunir colecionadores e apaixonados por motocicletas clássicas, o evento reuniu mais de 12 mil pessoas, entre entusiastas, curiosos e turistas.
O 7º Encontro Moto e Cia Classic foi organizado pelo portal www.motoecia.com.br e teve o patrocínio da Alemão Rodas e Pneus, Moto Remaza e MTE-Thomson.
Confira algumas fotos e um video desse encontro logo abaixo:
O 7º Encontro Moto e Cia Classic aconteceu em São Paulo no último dia 04 de julho. Com a proposta de reunir colecionadores e apaixonados por motocicletas clássicas, o evento reuniu mais de 12 mil pessoas, entre entusiastas, curiosos e turistas.
O 7º Encontro Moto e Cia Classic foi organizado pelo portal www.motoecia.com.br e teve o patrocínio da Alemão Rodas e Pneus, Moto Remaza e MTE-Thomson.
Confira algumas fotos e um video desse encontro logo abaixo:
Senna é eleito melhor de todos os tempos da F-1
O tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, foi eleito o melhor piloto de todos os tempos pelos atuais participandes do grid da categoria. A enquete foi realizada pelo jornal alemão "Bild am Sonntag" e só não contou com a participação da Williams e da Renault.
Dentre os 20 pilotos que participaram da votação, 12 escolheram o brasileiro como o melhor. Michel Schumacher, que corre atualmente pela Mercedes, foi o segundo recebendo três votos e Alain Prost, eterno rival de Senna, ficou na terceira colocação com dois.
Os pilotos também elegeram o piloto favorito à conquista do título desta temporada e o vencedor foi Lewis Hamilton, superando Sebastian Vettel, da Red Bull, e seu companheiro de McLaren, Jenson Button.
Além disso, o inglês conquistou o título de piloto mais agressivo da atualidade. Fernando Alonso foi o segundo e Schumacher o terceiro. Alonso foi eleito o melhor piloto ativo. Ainda teve eleição da pista mais perigosa, onde Mônaco foi a mais votada.
A eleição mais curiosa foi a da mulher mais bonita na Fórmula 1. A vencedora foi Marion Jollès, do canal francês TF1, mas o piloto da Mercedes, Nico Rosberg, inexplicavelmente recebeu um voto.(Lancenet)
Fonte:http://mundoautomotivo.blogspot.com/2010/07/senna-e-eleito-melhor-de-todos-os.html
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Mercedes Benz em Ouro Branco
domingo, 18 de julho de 2010
Modernos ou não, carros exigem cuidados nos quilômetros iniciais
Antigamente, todo carro novo era alvo de uma atenção especial. Não só nas ruas, mas também de quem dirigia. Era preciso amaciar o motor e tomar cuidado com a transmissão até que os componentes mecânicos se ajustassem. Mas a modernização fez com que as fábricas evoluíssem o processo de produção. E os carros deixaram de exigir tantos cuidados. Mas, não se sabe bem o porquê, de uma hora para outra a redução de cuidados virou praxe e passou-se a acreditar que os carros modernos saíam da fábrica prontos para o uso, sem necessitarem de maiores preocupações. E a situação se agrava pelo enorme número de consumidores que estão comprando um zero-quilômetro pela primeira vez.
As principais recomendações estão naquele livro que só serve para ocupar lugar no porta-luvas, o manual do proprietário. É ali que a montadora explica como o automóvel deve ser tratado nos seus primeiros instantes de utilização. Lá mostra, por exemplo, como “amaciar o motor”. A técnica é indicada pela grande maioria das montadoras para os primeiros dois mil quilômetros. “Nessa fase, alguns componentes do motor ainda estão em processo de assentamento. Claro que atualmente, mesmo que o cliente use o carro em últimas rotações, o motor não quebra como antigamente, mas o mau uso nos primeiros dois mil quilômetros vai prejudicar o desempenho depois”, explica Luis Carlos Bouças, instrutor técnico da Audi.
Outro cuidado que foi mudado ao longo dos anos graças ao avanço da tecnologia automotiva é a primeira troca de óleo. Antigamente, ela precisava ser feita logo nos primeiros mil quilômetros pela grande quantidade de resíduos resultantes das primeiras partidas do motor. Hoje, para se prevenir e facilitar a vida do cliente, as montadoras usam um óleo especial no primeiro momento, que permite que a troca seja feita na tradicional marca de 10 mil quilômetros.“Recomendamos sempre olhar o nível do óleo a cada 500 quilômetros ou antes de viagens longas”, indica Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat. A mudança de jeito como se trata o motor nos seus primeiros dias é tamanha que até a expressão “amaciar o motor” caiu em desuso nas montadoras “Hoje, os propulsores já vem pré-amaciados de fábrica. A partir daí dizemos que o motor passa por um período 'verde'. Nesse intervalo de tempo, que está cada vez menor, indicamos ao cliente que use o carro de forma mais comportada e moderada”, reforça Reinaldo Nascimbeni, supervisor de serviços técnicos automóveis da Ford.
O uso comedido do carro no começo de sua existência é importante ainda para os componentes de segurança do automóvel. Pneus e freios, por exemplo, também precisam de um tempo para atingir o seu nível máximo de desempenho. Já que estes equipamentos são fundamentais no comportamento dinâmico, não é recomendado que se force muito o uso deles. “Os pneus precisam de 300 quilômetros para alcançarem a aderência ideal. Já nos freios são necessários cerca de 500 quilômetros para terem sua eficácia normal. Em carros manuais, a embreagem também necessita de cerca de 500 quilômetros para atingir um funcionamento perfeito”, lembra Luiz Estrozi, gerente de serviços e planejamento da BMW. A marca bávara ainda tem um cuidado especial com os modelos preparados pela Motorsport, divisão esportiva da marca alemã. “Temos uma revisão especial nesses veículos aos dois mil quilômetros, mais pela maneira que o cliente dirige, geralmente forçando bastante. No restante da linha, a recomendação é não passar das 4.500 rpm e dos 160 km/h nos primeiros dois mil quilômetros”, conclui
BRUTOS E DELICADOS
Carros de passeio exigem um tratamento especial nos primeiros quilômetros rodados. Mas nada que chegue perto dos cuidados necessários com modelos de alto desempenho. E não são apenas os esportivos que precisam ser olhados diferentemente. SUVs e pick-ups geralmente também necessitam de uma maior resposta do motor. “Pedimos para o cliente tomar mais cuidado ainda com esses tipos de veículos. As rotações altas devem ser evitadas no início e a primeira troca de óleo deve ser feita aos cinco mil quilômetros”, aponta Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi.
Motores mais potentes não têm necessariamente de ter uma manutenção diferente dos mais fracos. “O problema é que geralmente o perfil dos motoristas que compram esses carros indica que eles forçam mais o motor. Por isso na hora de revisar os componentes o resultado pode ser um pouco diferente”, completa Reinaldo Muratori. O mesmo vale para o desempenho nos primeiros momentos de vida do carro. “Se você pegar um Audi R8 zero-quilômetro e tentar tirar o máximo de potência dele, é bem provável que o resultado não seja satisfatório. Mas isso é normal e deve mudar depois dos dois mil quilômetros”, exemplifica Luis Carlos Bouças. (por Rodrigo Machado)
TRATE BEM DO SEU ZERO-QUILÔMETRO
Nos primeiros dois mil quilômetros não se deve ultrapassar os 70% da rotação máxima do motor (faixa vermelha). As peças móveis ainda estão se assentando.
Motores flex podem ser abastecidos desde o início com qualquer proporção entre os dois combustíveis
Motores a diesel têm cuidados parecidos com os movidos a gasolina ou flex. A diferença é que o seu limite de rotação é ainda menor
O consumo é prejudicado nos primeiros dois ou três mil quilômetros dos carros
Nos primeiros 500 quilômetros, deve-se evitar frenagens bruscas
Os pneus novos, até os cem quilômetros iniciais, têm uma capacidade de aderência menor. Por isso, é recomendado conduzir com cuidado
Nos carros com câmbio manual, a embreagem também precisa de cerca de 500 quilômetros para a perfeita acomodação dos discos
As viagens longas são recomendadas. Nelas o motor, freios e pneus chegam na temperatura ideal de funcionamento
Ford prepara Mustang para a caridade
Lendas, Carrol Shelby e Jack Roush vão participar do projeto
A Ford uniu dois dos maiores preparadores de carros do mundo para criar um Mustang que será vendido em benefício da EAA AirVenture, organização internacional de aviação, situada na cidade de Oshkosh, Estados Unidos.
É a terceira vez que a montadora americana faz um Mustang inspirado em algum avião para a organização. Neste ano, o tema da vez é o SR-71 Blackbird, avião espião do exército americano lançado na década de 60. O Mustang único tem uma pintura preta e cinza, rodas customizadas, suspensão esportiva e um supercharger no motor preparado pela Ford Racing. As assinaturas de Roush e Shelby estão nos bancos Recaro. A apresentação oficial do carro será no hangar da Ford na sede EAA AirVenture
História das Jaquetas de Couro para Motociclistas
O pós-guerra trouxe mudanças no comportamento das pessoas, gerando novos estilos de vida, mais radicais, especialmente expressos por novos modos de vestir, introduzidos pelos jovens, formando movimentos que literalmente vinham das ruas, o street-style (estilos de rua). Neste mesmo período a motocicleta, que começou a ficar em evidência a partir de 1942, devido a Segunda Gerrra Mundial, passa a ser difundida através de filmes emblemáticos, do universo cinematográfico, criando um forte impacto no imaginário popular.
"Wild One", 1954, estrelado por Marlon Brando e as corridas de motocicleta em Hollister, na California, foram os elementos determinantes para o surgimento do street-style bikers. Marlon aparecia em "Wild One" como o líder de uma gang de motociclistas... sua imagem no poster do filme, vestindo uma Perfecto, a jaqueta de couro preta, em cima de um moto, lhe conferiu uma impactante atitude de rebeldia e angústia. O estilo bikers (que em inglês significa motocicleta), propagou com força total a subcultura, muito mais do que os estilos de rua da década anterior, os Zooties e os Rhinestone Cowboys. Como a partir do início dos anos 50, a moda não é mais ditada pela alta costura, e sim pelas ruas da cidade, que passaram a apresentar inovações, um novo conceito do novo. Tudo mudou ... Os padrões foram invertidos, alterando para sempre o establishment e a resistência da sociedade às mudanças, que agora aconteciam em um ritmo mais acelerado.
Para melhor compreender a força abrangente do estilo biker é preciso conhecer a origem do movimento e sua trajetória. O ponto de partida: tudo começou com retorno dos jovens soldados americanos, que vieram da Segunda Guerra. Estes rapazes não queriam mais usar um terno, uma gravata e um corte de cabelo comportado. Eles não mais se encaixavam no modelo americano de uma casa standart (padrão), equipada com aparelhos domésticos, um carro standart, crianças e cachorro. A adrenalina ainda corria em suas veias, devido ao excitamento da guerra ... e era muito difícil para estes rapazes, a maioria pertencente a classe trabalhadora, aceitar a conformidade das coisas, era quase que impossível para eles carregar sacolas de supermercado, para quem carregou metralhadoras B17.
Muitos destes jovens pilotaram aviões e dirigiram motocicletas durante a guerra ... Porém, este modo de transporte foi somente um foco simbólico para um estilo de vida que era radicalmente diferente de tudo o que tinha sido antes. Reunidos em gangs com nomes como "The Booze Fighters" (os percursores dos Hells's Angels), estes jovens mudaram por completo o aspecto do New American Way. E foram seguidos por milhares de outros jovens na América, e depois em Londres e vários lugares da Europa, todos fortemente influenciados por Brando, sua moto e sua jaqueta de couro!
Perfecto, a indestrutível jaqueta de motocicleta usada por Brando em "The Wil One" é o clássico rebelde uniforme, que nasceu com o propósito de ser bem usual. Idealizada em 1928 por Schott Bros., a jaqueta proporcionava proteção ao corpo, no caso eventual de um acidente, e foi distribuída diretamente aos motociclistas através do fabricante das motos Harley Davidson. A Perfecto foi criada por Irving Schott, que se uniu ao irmão Jack, Irving e Jack, filhos de imigrantes russos, abriram em 1913 sua empresa no East Broadway, em Manhattan, fabricando peças impermeáveis, que protegiam do vento e da chuva. Em 1925, a Schott Bros. introduz blusões com feche éclair (zíper), no lugar de botões, e em 1930 passou a vender jaquetas de couro para os pilotos da Força Aérea Americana.... Quando em 1954, Marlon Brando surge em "Wild One", em uma motocicleta, vestindo a preta jaqueta de couro Perfecto torna-se um implacável sinônimo de rebeldia ... E até hoje esta imagem permanece mítica!
Fundamentalmente, o sucesso do movimento bikers se deve ao estilo diferenciado de vestir e a sua bad atittude. Enquanto, por muito tempo, o clássico alfaiate da cidade fazia réplicas de ternos, atendendo ao desejo dos jovens locais de ser "dress up", os bikers desafiaram as convenções sociais de modo estilístico e ideológico, o que no final possui o mesmo significado. Os bikers vestiam roupas velhas, gastas de tanto usar, que mostravam sua escabrosa experiência na estrada: a preta jaqueta de couro Perfecto, que muitos destes jovens bikers haviam trazido da guerra, o jeans surrados com a barra da calça virada e boots. Em uma cena de "Wild One" aparece o seguinte diálogo irônico: "Ele tem uma moto, ele tem uma Perfecto, e ele tem uma garota. Como ele ainda não está satisfeito?" O que os jovens bikers aspiravam: ser eles mesmos, sem se preocupar em seguir convenções sociais, sem desejar ser aceito por ninguém... e o que hoje todo adolescente deseja ... perambular com estilo!
Claro, a Segunda Guerra serviu para elevar o status de certas peças de vestuário - mais notadamente a jaqueta de couro. Enquanto no início da guerra a elite militar aparecia em fardas ornamentadas com medalhas de ouro, a partir do envolvimento efetivo dos EUA, após o bombardeio em Pearl Harbor, mostrou os militares vestindo a jaqueta de couro, a mesma que os bikers agora tomaram como o seu uniforme. Porém, assim que a jaqueta de couro passou a "pertencer" aos bikers, sua associação com heroísmo foi deliberadamente minada. A associação da jaqueta de couro, então, passou a ser com a bad attitude.
Os Bikers, no final dos anos 40 e início dos 50's, representaram o radical surgimento da subcultura motorizada e obviamente foram os precursores das gangs de motos, "uma sociedade com parâmetros estabelecidos sob duas rodas". Devido à época do pós-guerra, mesmo que por acaso, sem grandes intenções e ideologias, eles os bikers, mudaram notavelmente o curso da história contemporânea! A partir de então, a Perfecto, a preta jaqueta de couro, com a qual os bikers se rebelaram contra todas as convenções (sociais, políticas, culturais,...) tornou-se um ícone estilístico e encadeou o conceito do street-style. Esta é a prova de que os bikers, dramaticamente e vividamente, mais do que qualquer outra subcultura, introduziram as noções de alternância e transtorno, a "chave de ignição" que deu partida a novos e diferentes estilos de vida ... todos seguindo na carona do rock'n roll (a música pop).
Depois dos bikers, outros estilos de ruas adotaram a Perfecto, em especial os ton-up boys (tribo urbana motorizada que surgiu em Londres); os rockers (início dos anos 60, eles adoravam decorar as jaquetas com bottons), os greasers (meados dos 60's) e os punks (final dos anos 70 e início dos 80's). Sensual e sem excessos, mas repleta de detalhes funcionais, a jaqueta Perfecto, esta peça em couro preto, através de décadas, tornou-se um veículo de mistério masculino e alienação, com um leve toque de drama. A Perfecto veste a reputação de qualquer um que a use, de modo instantâneo, por isso é tão adorada por top models e fashionists. As mulheres pegaram emprestado este ícone estilístico e a adotaram em seu guarda-roupa. Desde o seu surgimento no cinema, em "Wild One", a Perfecto tem sido reeditada em vários estilos (do prêt-à-porter à alta-costura); a leitura de seu vigoroso glamour é imediata, sua aparência é impactante e proporciona a quem usa, a possibilidade, no instante em que a veste, de reinventar a si mesmo, de seguir pelos múltiplos caminhos da subjetividade...